terça-feira, 18 de agosto de 2009

Orgulho espiritual: cuidado!!!


Os olhos altivos a aborrecem a Deus (Provérbios 6:17)


Ter esta atitude espiritual significa soberba, orgulho, vaidade, achar-se uma pessoa que é mais de Deus do que as demais, sentir-se muito especial, achar-se uma verdadeira estrela do Senhor!

A altivez faz com que o cristão acabe perdendo o juízo, pois se sente tão usado por Deus, afinal de contas ele ora e Deus responde, que acaba achando que é um privilegiado na fé.

Mal sabe o orgulhoso espiritual que está a um passo do abismo: o Senhor não faz diferenças entre nós (Deuteronômio 10:17; Atos 10:34 e Colossenses 3:25).

Pregadores ungidos de Deus caíram na condenação de satanás acreditando-se especiais, e que por essa razão Deus lhes concederia prerrogativas especiais em detrimentos dos outros “pobres mortais”. Pensavam “modéstia a parte, eu sou muito usado por Deus” e tiveram trágica derrocada.

A altivez espiritual não é exclusiva dos ministros de Deus, muitos crentes acreditam ser mais santos, mais usados e mais especiais do que os demais e saem por aí “soltando rojões” por isso.

Outros não percebem a estratégia do demônio em querer envergonhá-los e acreditam que o Senhor fala com eles de modo especial, por sonhos, visões, etc... (e Ele realmente fala desta forma também ), e acabam se transformando em "maquinas " de revelações!
No passado o Senhor falou pelos profetas e hoje primordialmente Ele alcança a nossa vida através da Palavra contida nas Escrituras Sagradas.

Veja: Deus pode falar conosco esporadicamente por sonhos ou visões, mas tudo o que Ele diz deve se confirmar na Bíblia. Caso contrário, não aceite, pois satanás pode se fazer passar até por um anjo de luz e tentar enganar você!
Se o lema “eu faço, eu vou, eu resolvo” entrou em cena, você já perdeu porque foi sem Deus!

Quando Deus te usa para abençoar alguém, lhe prospera no ministério ou responde às suas orações é conveniente ter calma, parar e ter cautela: foi Deus quem fez a obra e não você! O Pai é o dono da bênção e você é apenas o emissário usado por Ele.

O seu caso não é diferente do de ninguém, você não é uma exceção.
Saiba que os olhos altivos acabam em pecado, transgressão, sujeira e desonra ao Nome do Senhor e os Seu Reino!

Um triste exemplo das conseqüências do orgulho espiritual está na atitude de Pedro logo após este ter confessado a Jesus como o Cristo de Deus (Mateus 16:16).
O apóstolo recebeu de Deus a revelação de que Jesus é o Filho de Deus (Mateus 16:18). Um entendimento tão poderoso que seria a base para edificação da igreja do Senhor.

Logo em seguida o Senhor Jesus revela o plano de Deus para si, a missão pela qual Ele havia sido enviado a nós. (“Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.” Mateus 16:20)

Ciente do que ocorreria, Pedro achou-se tão especial que passou a repreender o próprio Senhor Jesus! Ele foi usado por satanás devido à porta de entrada aberta pela sua altivez espiritual.

(“E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Mateus 16:22 e 23)

A soberba espiritual abre a porta para o diabo nos destruir.

Logicamente deve ficar atento para fugir de assuntos pecaminosos.

Deus foi transparente com Josué “nem para a direita e nem para a esquerda”, ou seja, nem para o pecado nem para o fanatismo.


O fanático é alienado a cerca do que ocorre ao seu redor, não convive com todos harmoniosamente e não consegue ser amigo de ninguém. Perdeu a alegria, não é ajudador, virou um bicho enjaulado do qual ninguém quer se aproximar. Ele afasta as pessoas e perde até a sua própria família. Será que é isto que Jesus requer daqueles que levam o Seu Santo Nome?

Se você já conhece Jesus tem algo muito especial para dar às pessoas, com atos de amor e com sabedoria, não com fanatismo!

A raiz do fanatismo e da queda é o orgulho espiritual. O crente vira um verdadeiro extraterrestre, acredita que só ele é um ser especial em detrimento ao seus própios irmãos na fé.

A palavra é clara: a soberba precede a ruína, o espírito altivo está a um passo de cair. (“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” Provérbios 16:18)

Olhar os outros “de cima” não é um bom sinal, se estiver sentindo-se melhor e mais santo do que os demais é bom dar um passo atrás agora mesmo, pedir misericórdia a Jesus para não cair no abismo!

Antes de qualquer prerrogativa você é um ser humano, seja normal, ligado com Deus, animado, alegre, doce, amigável, pratique esportes, fale de bons assuntos (tudo o que é útil, necessário, verdadeiro, agradável, que seja proveitoso para si e para os demais) e tenha sincero interesse pela vida em comunhão com seus irmãos.

Vivendo em equilíbrio espiritual honramos ao Reino de Deus onde quer que estejamos.

Em Nome de Jesus.



.

7 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Leonardo Macambira,
Graça e Paz!

Parabéns pelo edificante e exortaivo texto!
Que o Senhor, através da açao do Espírito Santo, nos ajude a encontrar o equilíbrio necessário.

Um grande abraço!
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

MASC disse...

Isso ocorre no corpo morto, onde o Cabeça não é Jesus e sim o homem. A doutrina de igreja corpo de Cristo explica a operação do Espírito Santo no corpo. A igreja não tem líderes, o líder único da igreja é o Espírito Santo. Jesus é o único Sumo Pastor, e os outros "estão" pastores até enquanto se permitirem e se humilharem diante da graça de Deus. A igreja não pode ser conhecida pela igreja do pastor "fulano", ou do ministério de "sicrano". Quando o nome de um homem, ou mesmo sua foto, aparece como referência e chamativo de uma igreja, essa igreja deve reaprender a doutrina de igreja corpo de Cristo. O único que aparece na igreja é Jesus, isso quando a Obra é do Espírito Santo. O resto e nada são menos do que nada. "Do Senhor é a terra e toda sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam." Salmos 24:1
Quanto a ser usado pelo Senhor, lembrem-se que a Palavra é espada de dois gumes. Ser usado pelo Senhor não significa ser muito espiritual, pois o Senhor usa quem e o que Ele quer usar de acordo com Sua vontade, tanto para benção como para juízo. "... Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? ... E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, ..." Mt 7:22,23
Como tudo é do Senhor Ele usou até uma mula para falar com Baalão, mas o mais interessante que Ele usa até o adversário para falar:"Porém Josias näo virou dele o seu rosto, antes se disfarçou, para pelejar contra ele; e näo deu ouvidos às palavras de Neco, que saíram da boca de Deus;"II Cron 35:22 Neco era faraó do Egito. E lembrem-se os "poderosos da fé" que quanto mais é dado, mais será cobrado (Lucas 12:48). Por isso lembrem-se sempre que se somos corpo de Cristo Ele deve ser o Cabeça. Por isso esqueçam os vossos nomes pois só o Dele é digno de honra e exaltação. Amém

Leonardo Macambira disse...

Amado profeta Carlos Roberto

Grato por sua sempre edificante participação, Deus abençoe poderosamente o irmão!!!

Leonardo Macambira disse...

Irmão Marcio Cordeiro

Oque acrescentar em um comentario tão edificante e pesado a luz das Escrituras ?

Que o Altíssimo continue a o usar poderosamente neste espaço e onde quer que andares!!!

Deus abençoe a ti e a tua casa!!!

Paz!!!

Jobson disse...

Existe muita gente soberba por ai, pessoas que precisão ter é um encontro com Deus para saberem que são pó da terra e cinzas.

eduardo simoes disse...

que Deus perdoe aqueles que se acham mais abençoados que os demais, certamente quem é usado por Deus pra profetizar qualquer coisa a outro este não é o abençoado nem o repreendido, ele é apenas o caminho, mas, nao provém dele o poder, o poder vem de Deus, uma prova que nao é dele o poder é que se fosse dele, ele profetizaria coisas magnificas a seu respeito próprio e obteria benefícios com isso, portanto, lamentável e digno de pena aquele que se acha melhor que seu irmão, que Deus os perdoe, pois, nao sabem o que fazem.

Roberto Negrine disse...

Equilibrio

Fácil de escrever , porém difícil de se encontrar!Só com a ajuda de Deus para não sermos SALGADOS