Este mês de Novembro tive que preparar um trabalho para apresentar em nosso seminário que falasse sobre as gritantes " Semelhanças da igreja reformada e a igreja de nossos dias" e ao término achei ter ficado interessante , por isso ai vai um pedacinho para a nossa meditação:
Sem sombra de dúvidas estes dois períodos ( dias de hoje X época da reforma ) se caracterizam pela imensa e quase total falta de conhecimento da Palavra de Deus. Na época de Lutero, não havia confiança na Palavra. Sem as tradições, a Palavra não valia nada, sem autoridade eclesiástica a Bíblia não tinha crédito. Tradições humanas e Igreja(instituição) eram mais importantes que a Palavra...e a reforma veio reafirmar a total, digo: TOTAL autoridade da Palavra. Qual as semelhanças desta igreja com as dos dias de hoje? Gostaria de compartilhar com os amados irmãos aqui neste blog apenas 3 dos muitos pontos existentes:
Liberalismo: Enquanto cremos na inspiração da Bíblia, e graças a Deus ainda existem os que acreditam, por ai não há muita confiança que esta Palavra possa realizar seus propósitos. Achamos que Deus inspirou homens a escrever a Bíblia sem compreender ou entender as rápidas e drásticas mudanças e transformações deste final de século.
Nossa leitura da Bíblia hoje é mesclada com superstições e simpatias. Precisamos da Palavra e mais alguma coisa. Bíblia e emoções ; Bíblia e visões( novas ); Bíblia e psicologia, terapia e remédios; Bíblia e rosa ungida, copo de água,tapetes chupa encostos, 7x oração,e também do dia especial de libertação que geralmente é uma sexta feira, de cura nas quintas, e da família as quartas ; porque Deus só faz isto em determinados dias estipulados pelos homens!!!
Martinho Lutero (1483 a 1546) filho de camponeses alemães. Estudou na Universidade de Erfurt, colando grau de Mestre em 1505, com 18 anos. Iniciou estudos de Direito, mas teve uma forte experiência emocional e decidiu ser monge, entrando para a ordem agostiniana. Bacharel em Teologia em 1509 e Doutor em Teologia em 1512 em Wittemberg. Em Roma, durante dois anos de estada (1510 e 1511), descobriu a corrupção e a luxúria da Igreja, vendo a necessidade de mudanças drásticas.
Lutero ao dar aulas sobre as Sagradas Escrituras na Universidade de Wittenberg, e nos seus estudos profundos sobre os Salmos e especialmente Romanos entrou em amarga angústia quando meditando sobre Rm1:17- justiça de Deus. Chega à conclusão de que a justiça do justo não é obra sua, mas dom de Deus e em suas palavras: foi quando;senti que havia nascido de novo e que as portas do paraíso me haviam sido abertas; Foi convencendo os colegas da universidade e compôs 95 teses onde atacava abertamente os princípios da teologia da época ditados então pela igreja católica.
Qual a diferenças entre Reforma e fase de crescimento da igreja de hoje? Reforma antes de tudo temos que crer na Palavra e confiar na obra salvífica de Cristo. Hoje acesso a Deus vem através de lágrimas ,saltos, rodopios, gritos, unções, cair, risadas, decretar, etc... e a espiritualidade se tem visto através da altura do seu glória a Deus!
Nossa atenção não está mais em Deus, sua santidade, seus atributos, sua grandeza, sua história em Cristo. Nossa atenção está em como prosperar, ganhar mais, vencer ansiedade, vencer os problemas familiares, superar desemprego e ficarmos ricos.Nossa oração, leitura dos textos e fé está centralizada em nós mesmos.
O ensino bíblico tem sido domesticado para acomodar-se às noções seculares. Deus é pintado exclusivamente em função de servir e abençoar ao homem , a mulher e também seus filhos. Estamos abandonando os Oráculos de Deus!!!
Onde esta a seriedade no lidar com o pecado?
Na época de Lutero e Calvino, o homem apesar de seus inúmeros pecados poderia pagar por eles com ofertas à igreja, poderia comprar o direito do céu. Indulgências - o papa autorizou uma venda de indulgências na Alemanha para levantar dinheiro para o término basílica de São Pedro. Tetzel usa afirmações escandalosas como caso alguém comprasse para um parente morto;tão pronto a moeda caísse no cofre, a alma saia do purgatório.
Indulgência deixava o pecador mais limpo que Adão antes da queda, e qualquer semelhança com o tapete chupa encosto da universal é mera coincidência....
Quando Lutero foi levado diante do imperador e vários dos principais personagens do Império, colocaram um monte de livros e lhe perguntaram se os havia escrito. Disse: não só estes e vários outros que não estavam ali. Então seu acusador lhe perguntou se continuava sustentando tudo o que havia escrito ... momento difícil, atrever a opor-se ao imperador e a igreja. Mas, no dia seguinte, perguntaram: você se retrata? Lutero respondeu: ”não posso nem quero retratar-me de coisa alguma, pois ir contra a consciência não é justo nem seguro. Deus me ajude. amem ICo4: 4; ITm1:5,19
Hoje não temos noção do que o pecado seja, ou então ,o pecado é visto como sofrimento em relação a si mesmo. Enquanto antigamente enxergávamos o pecado como impedimento até Deus,hoje vemos ele em relação a nossa ansiedade, nosso casamento, nossos problemas emocionais. Deus, em consequência, é valorizado apenas enquanto cura nossas feridas, tira nossas inseguranças, acalma nossos medos , nos faz ficar ricos e dá paz aos nossos corações.
Hoje queremos Deus nos abençoe, nos sare, nos cure,e nos responda as nossas orações. Falta sentimento de pecaminosidade. Não há intimidade com Deus e uma Pessoa não é feliz em razão do pecado, mas por causa da dor, problemas e sociedade. Ou seja, se Deus curar a doença você encontrará felicidade. Não é verdade! O problema perdura enquanto houver pecado em nossa alma.
Hoje, a sociedade está tão nas trevas quanto na época de Lutero. A maioria das pessoas sabe que há algo errado no mundo, guerras, violência, sofrimento, mas poucos ousam olhar para si mesmos, sondar suas almas e reconhecer a profundidade da nossa sujeira, alma intoxicada pela maldade, caráter entorpecido pelo ego. Enquanto estamos preocupados em limpar os rios de poluição e proteger florestas do desmatamento ( que não esta errado), quem tem guardado nossos passos do mal e nossa alma da perdição? Cremos no pecado? Cremos no pecado social?a verdade é que o mundo não tem noção alguma da pecaminosidade dele...e o pior é que nós também não estamos tendo.
A falta de ensino e da compreensão da morte de Jesus na Cruz e o seu real significado.
Na época de Lutero, na Reforma, conquanto o povo sabia que a obra de Jesus era importante, era necessário fazer boas obras, ser piedoso para completar o trabalho da salvação. A cruz não era suficiente por si mesma, era preciso de ajuda humana. Princípio - sola scriptura, sola gratia, sola fide, soli deo gloria - só as Escrituras, só a graça, só a fé e só a Deus toda glória. Escritura mais importante que as tradições, a graça mais importante que condenação e justiça, a fé mais importante que as obras e tudo para glória de Deus.
Hoje a cruz não tem sido suficiente: precisamos de livrinhos de auto ajuda em vez de confiar no poder do E.S. em transformar; precisamos de terapias em vez de reuniões de oração; telefonamos quando nos preocupamos em vez de orarmos. Hoje o povo aceita que muitos caminhos levam a Deus, não somente a cruz de Cristo.
Conclusão
Lideres que aprendem errado e ensinam errado. Precisamos hoje de uma igreja biblicamente fiel, Igreja doutrinariamente afiada, moralmente rigorosa, intelectualmente vibrante e espiritualmente confiante em todas as promessas de Deus, até mesmo as em face do sofrimento que muitos tem tentado descartar.Repito: "tentado" descartar!!!!!!
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Semelhanças ou coincidencias... precisamos de outra reforma !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário