sexta-feira, 5 de junho de 2009

Consumir bebidas alcoólicas ainda que "socialmente" é pecado? ( 3 )



A GLÓRIA DE JESUS MANIFESTA ATRAVÉS DO VINHO


Em João capítulo dois, vemos que Jesus transformou água em “vinho” nas bodas em Caná. Que tipo de vinho era esse? A resposta deve ser determinada pelos fatos contextuais e pela probabilidade moral. Acreditamos piamente que Jesus fez o mesmo vinho da Ceia, sem nenhum álcool. O objetivo desse milagre foi manifestar a sua glória (Jo.2:11), de modo a despertar a fé pessoal e a confiança no Senhor Jesus como filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu povo do pecado (Mt.1:21).


Sugerir que Cristo manifestou a sua divindade como filho Unigênito de Deus (Jo.1:14), mediante uma festa de bebedeira, visto que cada talha (Jo.2:6) comportava por volta de 120 litros (vezes seis teríamos a quantia de 720 litros), sem contarmos o que já havia sido consumido. Se o vinho fosse embriagante seria mais que suficiente para todo mundo sair trançando as pernas e caindo pelas ruas, o que não ocorreu. Leiamos: Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho (ou fermentado), quando resplandece no copo e se escoa suavemente(Pv.23:31).


É claro que essa passagem santa e que simboliza a transformação do homem não poderia ser feita com uma bebida alvoroçadora. O Senhor conhecia muito bem os textos bíblicos que condenam o vinho embriagante (Pv.20:1), bem como as palavras de Habacuque 2:15-16: Ai daquele que da de beber ao seu próximo, adicionando à bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez! Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do Senhor se chegará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória.


Poderíamos citar também o testemunho da medicina moderna que condena veemente todo tipo de consumismo alcoólico. Mesmo em pequena escala a bebida pode causar sérios danos a saúde. As mulheres mais jovens podem ter o seu sistema reprodutivo danificado, provocando abortos e nascimentos de bebês com defeitos mentais e físicos, isso ocorre mesmo em mulheres que consomem o álcool socialmente. Veja a estatística que saiu na “Revista Veja” de dezembro de 1998.


EXAMES DE DOSAGEM ALCOÓLICAS EM CADÁVERES MOSTRAM QUE A MORTE VIOLENTA FREQÜENTEMENTE É PRECEDIDA DE UNS GOLES A MAIS (PERCENTUAL DE VÍTIMAS FATAIS EM QUE FORAM ENCONTRADAS DOSAGENS ALCOÓLICAS):


Afogamentos ___________________ 64%



Atropelamentos ______________ 53%



Homicídios _________________ 52%



Acidentes de Carro __________ 51%



Quedas Fatais __________ 36%



Suicídios ______________ 36%


Dados do Instituto Médico Legal de São Paulo Acreditamos que o Senhor sabia disso e não iria aprovar o consumo de tais bebidas.




SÓ É PECADO O EMBRIAGAR-SE, MAS BEBER COM MODERAÇÃO NÃO!


Essa tem sido a desculpa mais esfarrapada que já vi, visto quando um crente quer dar seus “golezinhos”. Sistemas evangélicos dos mais tradicionais tem se escondido atrás de astuta cilada do diabo, alegando que os irmãos podem beber, é só não se embriagarem. Mas o que diz a Palavra de Deus, pois é só ela que nos interessa. Vejamos então os versículos em que a Palavra nos veta esse malefício:


“ Ai daquele que dá de beber ao seu próximo, adicionando à bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez! Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do Senhor se chegará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória” (Hb.2:15-16).

“Mas também estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na visão, e tropeçam no juízo” (Is.28:7).


“Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito” (Pv.31:4-5).


“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio” (Pv.20:1). “Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho (fermentado), quando resplandece no copo e se escoa suavemente” (Pv.23:31). “Beberão, e cambalearão, e enlouquecerão, por causa da espada, que Eu (o Senhor) enviarei entre eles” (Jr.25:16).


Os textos acima falam por si só e nos deixa claro quanto a vontade de Deus em relação a bebida alcoólica , mas ainda estarei a postar aqui mais alguns motivos pelo qual podemos ver que Deus não se agrada deste tipo de consumo.

Nenhum comentário: