quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Deixando os embaraços e ...GANHANDO ALMAS !!!


“E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que um semeador saiu a seme-ar.E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho,e vieram as aves e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufucaram-na. E outra caiu em boa terra e deu fruto:um, a cem, outro, a sessenta, e outro a trinta.” Mt. 13:3-8
.
Essa é uma das parábolas mais conhecida de Jesus. Quantas pregações já você já ouviu sobre ela? Com certeza muitas.

.
E agora mais uma vez você pode refletir um pouco sobre o que o nosso querido Jesus quis dizer com ela. Podemos começar nos perguntando: Será que nos importamos com o que Deus se importa?

.
Uma passagem da Bíblia que fala sobre a vontade de Deus é a que se encontra em 1Tm. 2:3-4. “Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”.

.
À vontade de Deus é que TODOS se salvem!!!
E o que temos feito para que essa vontade de Deus se cumpra? Pare e pense: Quantas vontades suas Deus já satisfez? Então, vamos fazer de tudo para que à vontade de Deus se cumpra!
.
Outra passagem, que expressa o amor de Deus é João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus tem um amor profundo pelas almas!!! E você?

.
Vamos então ao texto base(Mt. 13:3-8). Voltando a parábola podemos pensar nesta semente como sendo a necessidade de ganhar almas( isso inclui também evangelismo e missões), e o solo como sendo os corações. Deus sempre usa meios de nos dizer que temos que ganhar almas(esta palavra é a semente). Pode ser através de um pregador, de um livro, de um amigo,etc. Então, nos resta saber como está nosso coração(solo) para receber a semente.

.
Jesus nos deu o exemplo de 4 tipos de corações.

.

É um coração duro: É aquela semente que caiu a beira do caminho( v. 4). O solo a beira do caminho é duro, assim também é esse coração. Deus fala com ele, mas como se diz: “entra em um ouvido e sai pelo outro”. E não dá ouvidos ao chamado de Deus. Que você não seja assim! Entenda a necessidade de ganhar almas e o quanto isso importa para Deus. Peça a Deus para “adubar” seu coração.

.
É um coração sem perseverança: É aquela semente que caiu entre os pedregais(v. 5). Ele até se empolga com a palavra, mas não busca uma comunhão com Deus. E quando percebe que tem que abrir mão de algumas coisas e que isso vai custar um pouco de esforço ele desanima. Que você não seja assim! Peça a Deus ânimo para retirar as pedras que te desanimam da sua frente e se você não conseguir, peça a Deus para ele te ajudar.
.
É um coração egoísta: É aquela semente que caiu entre os espinhos(v. 7). É o coração que se preocupa mais com as coisas do mundo do que com as coisas de Deus. Ele se preocupa com seus sonhos e em ter uma vida confortável e tranqüila , e assim sufoca a palavra de Deus. Ele pensa: Fazer missões? Eu? Jamais! O que eu quero é viver bem e curtir a vida. Que você não seja assim! Peça a Deus que corte esses espinhos da sua vida. Essa preocupação tão grande com as coisas do mundo que sufoca a vontade de Deus para você.

.
É um coração disposto: É aquela semente que caiu em terra boa(v.8). É aquele coração que ouve a palavra e não se enderece, não desanima em frente aos obstáculos, deixa de lado o egoísmo e se dispõe a ser usado por Deus. Essa dá fruto! QUE VOCÊ SEJA ASSIM!!!! Disposto a cumprir a vontade de Deus. E que você dê muitos frutos ganhado almas para o Senhor.

.
“Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; assim sereis meus discípulos.” Jo15:8
A forma que você glorifica a Deus e fica conhecido com discípulo Dele é dando muito fruto. Que o seu coração seja uma boa terra para receber esta palavra e que você se disponha diante de Deus. As nações clamam por Jesus, seu estado clama por Jesus, seus vizinhos clamam por Jesus. Não fique parado deixando o tempo passar, não seja um espectador. Atue! Faça algo!
.
Ame a Deus e fale Dele à todos quanto puder. Transforme o mundo , seja totalmente louco por Jesus. Não deixe que nada te impeça na sua caminhada. Minha oração é que você seja tocado de uma vez por todas e perceba a urgência de pregar a salvação em Jesus. Deus te abençoe!
.
.
Por Valdir Leite
Fonte:Pregaçoes e Debates

Um comentário:

Miss. Patricia Telles disse...

Meu querido, a PAZ de Cristo Jesus! Vi que tornou-se seguidor de meu blog há alguns meses. Devido a uma pane em meu PC não pude conversar com o irmão anteriormente. Gostaria de agradecer sua visita e dizer que seu blog é muito competente, (tornei-me seguidora)com assuntos atuais e interessantes. Se uma crítica saudável lhe valer, eu mudaria a quantidade de textos na página principal. Textos longos confundem um pouco leitores que vivem no mundo da rapidez.