quinta-feira, 2 de julho de 2009

Salvação ou milagres : Qual deve ser o centro da pregação?


Venho aqui tratar de um tema que é de extrema importância para a Igreja fiél nos últimos dias aqui nesta terra. Em primeiro lugar devemos partir do seguinte entendimento: a Igreja fiel ,corpo de Cristo ,é aquela que entende o momento profético que está vivendo, que é a iminência da volta do Senhor Jesus para buscá-la, o arrebatamento. E baseado nesse entendimento ela prega e anuncia o seguinte: Salvação e a volta do Senhor Jesus!

A primeira pregação do Senhor Jesus na Bíblia foi em Mateus 4:17 :" Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." Fala explicitamente de salvação, de arrependimento sem o qual não se pode alcançar salvação.Jesus fala do reino dos céus e da vida eterna. Em João 16:8 a 11, Jesus esclarece a ação do Espírito Santo no chamado para a salvação: " E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai e não me vereis mais; E do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado."

Jesus fala dos requisitos para a salvação, e que deve ser entendido por aquele que é chamado para a mesma. Entendimento esse que só pode ser alcançado pela operação de convencimento do Espírito Santo, sendo este um processo estritamente espiritual . O homem entende que é pecador e deve se arrepender quando passa a crer que Jesus está vivo, que Jesus se fez justiça para propiciação dos nossos pecados na sua morte, ressurreição a assunção aos céus, e que se negarmos a Ele depois de termos sido convencidos disso tudo pelo Espírito Santo seremos condenados junto com o príncipe deste século, ou seja, o entendimento de céu e inferno como opção de destino para a alma.

O que está acontecendo hoje em dia? A maioria está pregando um Jesus de milagres, resolvedor de problemas materiais, um Jesus imediatista. Não há o conhecimento das escrituras e do propósito real do Senhor “Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (I Coríntios 15:14-19).

Certamente que Jesus faz milagres e pode resolver qualquer mazela do ser humano. Mas hoje em dia até a ciência pode curar muitas enfermidades, o homem diligente em seu trabalho e prudente no uso de seus recursos assim como o jovem estudioso podem prosperar, terapeutas de casais alcançam bons resultados, clínicas de recuperação de drogados também, etc. Isso não quer dizer que não é lícito pedir tudo isso ao Senhor Jesus, nem fazemos culto à miséria e sofrimento, mas em absoluto não se deve chamar à salvação querendo "atrair" a multidão com esses artifícios, pois acima já vimos qual o entendimento que salva.

A Palavra está repleta de textos em que o próprio Senhor Jesus exorta a não confundir a mensagem da salvação: "Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33.

Que são "todas essas coisas..." de que Jesus estava falando? Se lermos os textos que antecedem esse versículo citado , veremos que Ele estava falando de necessidades materiais.

Em João 6: 26,27 , após a multiplicação dos pães falou Jesus à multidão que o seguia: " ...na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comeste do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, o qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou." No versículo (53) sentencia: "... na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos." No versículo seguinte (54) fala de que vida está se referindo: "Quem come da minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia."

O que significa comer da carne e beber do sangue de Jesus? A carne fala do seu corpo, a Igreja, e o sangue do seu Espírito. Se Jesus é a cabeça desse corpo, a Igreja fiél, o sangue que circula nesse corpo é seu Espírito Santo. Tem que se viver a ação constante do Espírito Santo, esse sangue tem que passar por cada um de nós, e isso só vai acontecer se formos membros desse corpo, e esse corpo só será mesmo corpo de Cristo se Jesus for mesmo o cabeça, mas isso é assunto para mais tarde. O que importa agora é entender que a salvação é ato e processo.

Se houvesse uma fórmula matemática para a salvação seria essa: Salvação = ato + processo.

É um ato quando aceitei o Senhor Jesus ,e um processo contínuo de caminhada nas pisaduras de Jesus em seu corpo, a Igreja, e é esse processo que nos garante a salvação em Jesus. Eu aceitei Jesus e continuo aceitando todos os dias até Sua volta ou até Deus requerer a minha alma.
As multidões estão sendo atraídas hoje pelo "tanque de Betesda", pelo movimento. Ali havia um momento em que ocorria um milagre quando o anjo agitava as águas, porque Deus é misericordioso e o paralítico esperava que um homem o ajudasse a chegar ao tanque. Mas quando encontrou Jesus alcançou o milagre, e como se pode ver mais na frente também a salvação, pois Jesus o encontrou no templo, e ainda lhe orientou que não pecasse mais, pois além do milagre é esse entendimento que Jesus quer nos dar.

As multidões estão procurando o homem da oração poderosa, o showman, aquele que ora, jejua e caminha por você, já que você só quer o milagre e não salvação, e o pior é que este homem só está chamando para o milagre e não para salvação, e em muitas vezes em troca de uma oferta financeira.

Temos o exemplo dos dez leprosos. De dez só um voltou para Jesus, porém todos receberam milagres. Mas Jesus te chama para vida eterna. E foi esse entendimento alcançado por Pedro quando Jesus perguntou a seus discípulos se queriam se retirar, como a multidão que comeu do pão na multiplicação: " Respondeu-lhe pois Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." João 6:68

O apóstolo Paulo ainda diz pelo Espírito Santo em I Coríntios 15:19: " Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." Por isso busquemos e preguemos o Senhor Jesus para vida eterna, pois aquele que vem ao Senhor com este entendimento, vem por convencimento do Espírito Santo (João 16: 8 a 11) e essas pessoas verdadeiramente darão frutos.

Pois serão aqueles que verdadeiramente compreendem a Palavra (Mateus 13: 23). Pois Jesus é própria Palavra de Deus (Apocalipse 19: 13), e Jesus em hebraico é Yeshua (salvação). No caminhar diário, lutando pela salvação (I Co 10: 12) Deus nos dará tudo que for necessário para que alcancemos seu reino eterno, quer durmamos no Senhor, quer estejamos vivos para o grande dia que a Igreja fiel tanto anseia, que é o dia da volta do Senhor Jesus para arrebatá-la.

Quem Jesus seja com todos os que visitam esse blog.
Amém.

Marcio de Assis Cordeiro

5 comentários:

Marcelo Oliveira disse...

Nobre irmão Leonardo. a paz do Senhor!

Infelizmente muitos querem apenas bênçãos e não o Deus da bênção! Continuemos a divulgar o genuino evangelho e se alegrando na verdade (Jo 17.17, 1Co 2.9 e 15.19)

Abraço!

Laguardia disse...

Deus nos deu a salvação de graça, não exige nada de mim. Esta é a maior benção de Deus. O perdão dos meus pecados. Não sou merecedor desta graça.

Por amor a retribuição pelo amor de Deus por mim é meu amor pelo próximo.

Anônimo disse...

Radicalismo não adianta em nada!
Porque não posso ter milagres e palavra se jesus curava e pregava?

raphael dias disse...

Enquanto houverem pessoas agindo desta maneira , estaremos produzindo doentes na fé.Pessoas totalmente descompromissadas atrás de milagres.

Anônimo disse...

Ao Anônimo: Não se trata de radicalismo! Releia com atenção e verá que o autor trata desse tópico quando diz que é lícito clamar ao Senhor por milagres, depois mais a frente diz que o Senhor nos dará tudo que precisarmos para continuarmos de pé RUMO À VIDA ETERNA! A questão é o centro da pregação! Releia o texto com atenção!Isso pode-se resumir em uma pergunta muio simples: Qual o seu maior alvo ao servir o Senhor Jesus? Responda e reflita! A paz do Senhor Jesus!