sábado, 11 de julho de 2009

Escatologia : Alguns conceitos importantes 2


O ARREBATAMENTO


A ocasião do Arrebatamento: Pós-milenistas e amilenistas vêem o arrebatamento da igreja no final desta era e simultâneo com a segunda vinda de Cristo. Entre os pré-milenistas, há vários pontos de vista.


1. Arrebatamento pré-tribulacional:


A- Significado:O arrebatamento da Igreja (i.e., a vinda do Senhor nos ares para os Seus santos) ocorrerá antes que comece o período de sete anos da tribulação. Por isso, a Igreja não passará pela Tribulação, segundo este ponto de vista.


B- Provas citadas: A promessa de ser guardada (fora) da hora da provação. (Ap 3.10)-A remoção do aspecto de habitação no ministério do Espírito Santo exige necessariamente a remoção dos crentes. (2Ts 2)-A tribulação é um período de derramamento da ira de Deus, da qual a Igreja já está isenta. (Ap 6.17, cf. 1Ts 1.10; 5.9)-O arrebatamento só pode ser iminente se for pré-tribulacional. (1Ts 5.6)


2. Arrebatamento mesotribulacional:


A- Significado: O arrebatamento ocorrerá depois de transcorridos três anos e meio do período da tribulação.


B- Provas citadas: A última trombeta de 1Co 15.52 é a sétima trombeta de Apocalipse 11.15, que soa na metade da tribulação.-A Grande Tribulação é composta apenas dos últimos três anos e meio da septuagésima semana da profecia de Daniel 9.24-27, e a promessa de libertação da Igreja só se aplica a esse período. (Ap 11.2; 12.6)-A ressurreição das duas testemunhas retrata o arrebatamento da Igreja, e sua ressurreição ocorre na metade da tribulação. (Ap 11.3,11)


3. Arrebatamento pós-tribulacional:


A- Significado: O arrebatamento acontecerá ao final da Tribulação. O arrebatamento é distinto da segunda vinda, embora seja separado dela por um pequeno intervalo de tempo. A igreja permanecerá na terra durante todo o período da tribulação.


B- Provas citadas: O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras.-Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos).-Há santos na terra durante a tribulação. (Mt 24.22)

4. Arrebatamento parcial:


A- Significado: Somente os crentes considerados dignos serão arrebatados antes de a ira de Deus ser derramada sobre a terra; os que não tiverem sido fiéis permanecerão na terra durante a tribulação.


B- Provas citadas: Versículos como Hebreus 9.28, que exigem vigilância e preparo.


C- A Descrição do Arrebatamento: 1- Os textos: 1Ts 4.13-18; 1Co 15.51-57; Jo 14.1-32.


D- Os acontecimentos: Descida de Cristo. A Ressurreição dos mortos em Cristo. A Transformação de corpos mortais para imortais dos crentes vivos na ocasião. O encontro com Cristo nos ares para a subida ao céu.

Nenhum comentário: