terça-feira, 9 de junho de 2009

Céu, paraíso, hades e inferno. Cada um no seu quadrado!!!


Neste artigo estarei compartilhando com os irmãos algumas dúvidas muito comuns vistas em uma grande parte das igrejas em nossos dias. Perguntas sobre céu, inferno, hades,ou paraíso teem sido constantes na maioria das rodas de conversas em o meio cristão , dúvidas saudaveis que malignamente teem também sido exploradas por defensores da "doutrina espírita", tristemunhas de jeova(sic) rs, Católicos ; estes até introduzem ai mais um conto da caróchinha denominado "purgatório" e muitas outras aberrações são apresentadas para nos DESinformar sobre o tema.
por isto vamos abordar agora o assunto afim de dar uma ajudinha para aqueles que se interessam pelo assunto e teem fome e sede da graça e do conhecimento do Reino de paz, justiça e alegria no Espírito Santo!!!
Fique a vontade!!!
Alguns posicionamentos para sua melhor compreensão:
HADES (grego) ou SEÓL (hebraico): É o lugar onde ficam os espíritos aguardando a ressurreição. (hoje neste lugar se encontra os espíritos dos ímpios). (Lc.16:22-23).

GEHENA (Mt.23:33): É o Inferno ou lugar de Castigo Eterno para os Injustos.

TÁRTARO: (2 Pe.2:4) Refere-se a Prisão de Anjos Caídos.

QUEBER: É a Sepultura, Cova ou Túmulo, onde acolhe o Cadáver.
Introdução:
Em Mateus.16:18 Jesus mencionou as seguintes palavras “As portas do Inferno” (Hades no Grego), lugar que merece um estudo profundo dentro das Escrituras.

A este lugar (Hades) vamos chamar de “O mundo invisível”.

Tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento falam deste “Inferno” , sendo na língua hebraica “SEÓL” e na língua grega “HADES”.

Ambas as palavras significam o “Mundo Invisível “ , o lugar para onde vão os espíritos dos falecidos.

Nunca são usadas estas palavras em referência ao lugar final de detenção desses espíritos, e nem para significar a Sepultura do corpo, cujo termo hebraico é “ Queber ”.

O testemunho total das Escrituras, dos livros Apócrifos, dos livros Patrísticos e mesmo os livros de autores pagãos, é que o Hades ou Seól é o lugar onde, após à morte, são recolhidos os espíritos dos falecidos, quer dos justos, quer dos injustos. (Ler Is.14:9 ; Lc.16:23).

A razão da grande confusão reinante sobre este assunto é mesmo entre as heresias é porque às vezes as palavras gregas e hebraicas referentes ao assunto foram mal traduzidas.

Exemplo:
Hades, que às vezes é confundida com o Lago de Fogo; “Queber”, que somente tem a ver com o cadáver, confundem com “Inferno” que é lugar de espíritos; “Abussos” , que é tradução do hebraico “Abaddon” , é o “ Abismo” , mas lugar este diferente do Hades.

Onde Está o Hades? E quem o Habita?

Os mortos habitam no Hades.
Os mortos dividem-se em duas classes:
Os Justos, e os Injustos. (Ler Dn.12:2 ; João.5:28-29).

A Bíblia ensina que, à Morte, a Alma e o espírito do homem, no caso do Injusto, não seguirão imediatamente para o lugar final de Castigo.

E para onde seguirão?
Eles seguirão a um lugar temporário, à espera do juízo do Grande Trono Branco, depois do qual irão para o lugar de suplício Eterno, ou seja, o Lago de Fogo.

Os Mortos - Justos:

Todos os Justos, de Adão até à Ressurreição de Jesus Cristo ao morrerem, suas almas (com a possível exceção de Enoque e Elias que foram arrebatados) , desciam ao “PARAISO” , que naquele tempo constituía um “Compartimento” do “Seól” (Hades no grego).

Entre o lugar dos Justos e o lugar dos Injustos, no mesmo “Seol” , havia uma separação, veja o versículo a seguir:
(Lc.16:26)..” E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.

O Seól ou Hades, como descrito nas Escrituras, é um mundo sombrio, um lugar de detenção e espera, até para os mais santos.

No Velho Testamento a morte de um Patriarca é descrita como sendo “ REUNIDO “ ao seu povo. (Gn.25:8; Gn.35:29; Nm.27:13;).

É o que significa a expressão em Lucas.16:22, quando os anjos conduzem Lázaro para o “ Seio de Abraão “.

A morte de um santo era uma “Descida” da alma a certo lugar para baixo. (Is.5:14; Gn.37:35; Gn.42:38; Nm.16:33).

Em Isaias.5:14 os ímpios descem à boca aberta do “Seól” (Não “ Cova ou Sepultura “ , como traduzida em Almeida).

Nas passagens de Gênesis temos Jacó pensando em sua morte, dizendo: “Descerei a meu filho à “Sepultura” ( A palavra no hebraico é “Seól “ e não “Queber”, configurando outro caso de uma má tradução! Jacó cria que seu filho José estivesse no Seól.

Em Numeros. 16:33 Coré, Datã e Abirão “Desceram vivos ao abismo”, a terra literalmente os tragando. Nessa passagem a palavra “Abismo”, no original é “Seól”.

Consequentemente, concluímos, pela leitura destas e outras correlatas passagens, que o Seól, ou Hades, o mundo invisível, está localizado em algum ponto abaixo da superfície da terra. (Cf. Ez.31:16,18; Ez.32:18).

O suposto profeta Samuel, na cena de I Samuel. 28:13-15, é descrito como “Subindo” da terra.

A parte do Seól em que estavam Abraão e Lázaro é o “Paraíso” de que Jesus falou ao ladrão crucificado ao seu lado (Lc.23:43) , dizendo que ali estaria com Ele naquele dia.

A palavra “Paraíso” é de origem Persa e significa uma espécie de jardim, usada simbolicamente quanto ao lugar dos Justos mortos.

No Paraíso Lázaro podia conversar com o rico que ali sofria o tormento dos Ímpios, havendo entre eles um “Abismo” intransponível. (Lc.16:19-31).

Depois se Sua morte Jesus esteve “ Três dias e Três noites no coração da terra”. (Mt.12:40; At.2:27; Ver. Ez.31:15-17).

O apóstolo Paulo descreve esse lugar como “ As regiões Inferiores da terra”. (Ef.4:9).

Portanto, concluímos que o Paraíso em que Jesus e o malfeitor entraram estava no coração da terra.

IMPORTANTE:

Nesta descida ao Hades Cristo efetuou uma grande e permanente mudança na região dos salvos, isto é, nas condições dos Justos mortos.
Porque?

Estando Jesus no Hades por ocasião de sua morte, Ele “Anunciou “ a Sua vitória aos espíritos ali retidos.

É o que significa a expressão do apóstolo Pedro, que “Cristo......pregou aos espíritos em prisão....” IPe.3:18-20.

A palavra usada no original implica em Anunciar, Comunicar; não pregar, como se entende em homilética.

Mas quando Cristo “Subiu às Alturas “ levou cativo o cativeiro, isto é, levou uma multidão de cativos, os quais eram as almas dos Justos que estavam em descanso (Consciente) no Paraíso.

Vejamos a passagem bíblica que confirma essa verdade.
(Ef.4:8-10)..” Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.....(V.9)..” Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?....(V.10)..” Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

Dessa forma Cristo TRANSFERIU O PARAÍSO, do Seól ou Hades, para as regiões celestiais.........Muitas dessas pessoas libertas foram até RESSUSCITADAS nessa ocasião, segundo lemos em Mt. 27:52-53).

Cristo havia dito que as portas do Hades (Ou seja, esse lugar de detenção em que estavam guardados os Justos mortos) não prevaleceriam contra a sua Igreja. (Mt.16:18).

E não prevaleceram mesmo!!

Veja a exclamação do apóstolo: Onde está, ó morte, o teu aguilhão? (I Co.15:55; Ap.1:18).

O Paraíso continua sendo o lugar para onde vão os espíritos dos Justos que ora morrem, só que agora não acha-se mais no Seól e sim no Terceiro Céu (II Co.12:1-4).

O Paraíso está “ Na presença de Cristo” . (II Co.5:8; Fl.1:23).

Sendo que Cristo está sentado à destra do Pai.

Portanto concluímos que, agora o Paraíso também esta na presença imediata do Pai. (Hb.12:2; Ap.3:21; Ap.6:9).

Os Justos “não dormem” no sentido de estarem Inconscientes.
No Paraíso eles são “Confortados” (Lc.16:25).

Os Justos permanecem num estado de perfeita felicidade, em contraste com os sofrimentos horrível que experimentam os ímpios lançados no Hades. (Lc.16:24).

Os mortos Justos podem clamar em alta voz, fato que indica Consciência e a posse das faculdades mentais.

Vejamos a passagem bíblica que nos ensina isso:
(Ap.6:9-10)..” E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
(V.10)..” E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo
Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?


O apóstolo Paulo descreve o estado dos mortos Justos como “Incomparavelmente melhor” a este nosso, da presente vida.
(Fl.1:23)..” Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

Quando Cristo voltar, Ele trará consigo as almas dos que “dormem” (Seus corpos apenas dormem) no Senhor.
(I Ts.4:14)..” Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

Essas, unidas aos corpos ressuscitarão, seguirão para o Tribunal de Cristo onde serão julgados (Não para condenação ou absolvição) onde receberão seus Galardões.

Também participarão das Bodas do Cordeiro e depois reinarão com Cristo durante o Milênio de paz.

A nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar para o Seu povo (João. 14:2), será o lar dos Justos por toda a Eternidade e provavelmente durante o Milênio também. (Ap.21 e 22)
Os Mortos -Ímpios:

Os Mortos Ímpios desde Adão até ao tempo do julgamento do Grande Trono Branco, as almas dos ímpios seguem para o “Mundo Invisível”, ou seja, o “ Seól ou Hades”, aguardando o julgamento final quando serão lançados no Lago de Fogo.

Infelizmente, estes nomes “Seól e Hades “ têm sido TRADUZIDOS INCORRETAMENTE em certos casos, em algumas versões das Escrituras.
Exemplo, como “Inferno”, “Sepultura” e “Abismo”.

A palavra hebraica “Seól” consta 65 vezes no Velho Testamento.

A palavra grega “Hades” consta 11 vezes no Novo Testamento. (Mt.11:23; Mt.16:18; Lc.10:15; Lc.16:23; At.1:18; At.6:8; At.20:13; I Co.15:55).


Exemplos do uso da palavra “Seól”:

Rei da Babilônia encontrado no Seól, ( Is.14:4-20) .
O Egito degradado ao Seól (Ez.32:21.
Tanto os Justos como os Injustos “descendo ao Seól “ (Is.5:14; Gn.37:35; Gn.42:38; Nm.16:30-33).
A alma no Seól (Sl.30:3; Sl.89:48; Sl.16:10; At.2:27,30).
Conversação no Seól (Ez.32:21; Is.14:9-20; Lc.16:19-31).
Cadeias (II Sm.22:6).
Tristeza, Tribulação e Angústias (Sl.116:3).
Mais profundo do que o Seól (Jó.11:8)
Profundezas do Seól (Pv.9:18).
Seól em baixo (Pv.15:24).
Portas do Seól (Hades) (Mt.16:18).
Desceram vivos ao Seól (Nm.16:30,33).

Depois da ressurreição de Cristo somente os ímpios são enviados ao Seól ou Hades, como já foi amplamente explicado.


Amanhã continuo...
Paz!!!

Um comentário:

Anderson Muller disse...

Paz irmão!

Olhando alguns blogs cheguei até o seu, e achei bem legal esta postagem, desde ja aguardo a continuação.
Ainda sei bem pouco a respeito da palavra de Deus, por isso sempre que possível busco este tipo de informações(traduções corretas)pra aprender mais.

Se quiser de uma passadinha no meu blog:

palavranova.blogspot.com

Tento usar aquilo que aprendo no dia-a-dia pra falar de Deus.

Grande abraço!