sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A tal santa Maria mãe de deus não é melhor do que eu !


Todo dia, às 18h, é a mesma ladainha para os católicos. Eles param o que estão fazendo para "falar" com Maria. Eu tinha uma vizinha que todo bendito dia, independentemente do que estivesse fazendo, às 6 da tarde ela ligava na Rede Vida e fazia sua prece sem resultado e fundamento. Aliás, não só a mãe terrena de Jesus, mas todos os que a Igreja Católica considera "bom" acabam recebendo um séquito de seguidores. Um exemplo, aqui no Nordeste, são os lendários Frei Damião e Padre Cícero.

Mas o que a Bíblia, o manual de fé, prática e conduta do cristianismo, diz a esse respeito?


A Bíblia é absolutamente clara ao dizer que devemos adorar somente a Deus. As únicas ocorrências na Bíblia de alguém, além de Deus, recebendo adoração, são em relação aos falsos deuses, que são Satanás e seus demônios. Todos os seguidores do Senhor Deus rejeitam adoração a eles dirigida. Pedro e os apóstolos se recusaram a ser adorados (At 10.25-26; 14.13-14). Os santos anjos se recusaram a ser adorados (Ap 19.10). A resposta é sempre a mesma: “Adora a Deus!”. Até a própria Maria, se soubesse do excesso de tratamento dado a ela aqui na terra, diria a mesma coisa.

Os católicos romanos tentam “fazer vista grossa” a estes claros princípios escriturais dizendo que não “adoram” Maria ou santos, mas que, ao contrário, somente “veneram” Maria e os santos. Usar uma palavra diferente não muda a essência do que está sendo feito. Uma definição de “venerar” é “olhar com respeito e reverência”. Em nenhum lugar da Bíblia a nós é dito para que reverenciemos qualquer um que não seja Deus, e apenas Deus.


Não há nada de errado em respeitar estes cristãos cheios de fé que nos antecederam (basta ler Hebreus capítulo 11). Não há nada de errado em honrar Maria como a mãe terrena de Jesus. A Bíblia descreve Maria como “agraciada” do Senhor (Lucas 1.28). Ao mesmo tempo, não há qualquer instrução na Bíblia para que reverenciemos aqueles que já foram para o Céu. Devemos, sim, seguir o exemplo que deram, mas não adorá-los, reverenciá-los ou venerá-los, não isso!

Quando forçados a admitir o que eles fazem, ou seja, adorar Maria, os católicos dizem que eles adoram a Deus através dela, louvando a maravilhosa criação que Deus fez. Maria, em suas mentes, é a mais bela e maravilhosa criação de Deus, e louvando-a, eles estão louvando seu Criador. Para os católicos, isto é o mesmo que elogiar um artista por meio do elogio a sua escultura ou pintura.


O problema com isto é que Deus explicitamente ordena contra a adoração a Ele através das coisas criadas. Não devemos nos curvar e adorar qualquer semelhança do que há em cima nos céus nem embaixo na terra (Êxodo 20:4-5). Romanos 1.25 não poderia ser mais claro: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”

Sim, Deus criou coisas maravilhosas e surpreendentes. Sim, Maria era mulher piedosa, que é digna de nosso respeito. Não, absolutamente não devemos adorar a Deus de forma “indireta” ao louvarmos outras coisas (ou pessoas) que Ele criou. Fazê-lo é óbvia idolatria. A maioria dos católicos “venera” Maria e os santos orando a eles. A oração a qualquer um que não seja apenas Deus é antibíblico - orar a santos e Maria. Se Maria e/ou os santos recebem orações, ou petições, isto é prática não-bíblica. A oração é um ato de adoração. Quando oramos a Deus, estamos admitindo que precisamos de Sua ajuda. Direcionar nossas orações a qualquer um que não seja Deus é roubar de Deus a glória que é somente Sua.


Outra forma que os católicos têm de “venerar” Maria e os santos é criando estátuas e imagens deles. Muitos católicos usam imagens de Maria e/ou dos santos como “amuletos de boa sorte”. Qualquer leitura superficial da Bíblia irá revelar que esta prática é evidente idolatria (Êxodo 20.4-6; I Coríntios 12.12; I João 5.21).

Rezar passando os dedos nas contas do rosário é idolatria (apesar de que há cristãos que andam passando as mãos no lenço do apóstolo, no manto do bispo e na arca da aliança com os mesmos propósitos). Acender velas perante uma estátua ou retrato de santos é idolatria (se bem que há certos evangélicos que levam fotos para oração, usam copos com água para intercessão...). Enterrar uma estátua de José na esperança de vender sua casa (não obstante muitos gospel entregarem todo o seu patrimônio em troca de interesses, barganhando a fé.) é idolatria. A terminologia não é a questão. Se a prática é descrita como “adoração” ou “veneração”, ou qualquer outro termo, o problema é o mesmo. A qualquer momento que creditarmos algo que pertence a Deus a qualquer outro alguém, isto é idolatria.


A Bíblia, em nenhum lugar, nos instrui para que reverenciemos, oremos, confiemos ou “idolatremos” qualquer um que não seja Deus. Devemos adorar somente a Deus. Glória, louvor e honra pertencem somente a Deus. Somente Deus é digno de “...receber glória, e honra, e poder...” (Apocalipse 4:11). Somente Deus é digno de receber nossa adoração, exaltação e louvor (Neemias 9:6; Apocalipse 15:4).


Por fim, Maria só foi uma privilegiada por ser mãe do Mestre. Nada além disso. Em questão de adoração, ela não é digna, nem merece. Nesse quesito, ela não é maior nem melhor do que eu.



Fonte: ASSEM-BEREIA DE DEUS

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom,acho que Maria é sim uma bem-aventurada pois ela achou graça aos olhos de Deus,soube fazer a vontade do pai,sou renunciar sua vida tranquila por amor a Deus e isso faz dela uma pessoa de fé,,,e nós podemos ser como ela,fazendo a vontade do pai,renunciando a nossa vida tranquila para fazer a vontade dele,para pregar o evangelho etc...Todo aquele que faz a vontade do pai se torna bem-aventurado e acha graça aos olhos do pai...
Não devemos adorar ou idolatrar Maria,mas devemos tê-la como espelho de fé e renuncia.